Marcha às Mamoas do Alto da Portela do Pau

2001-02-17

 

Desta vez bateu-se o recorde de participantes. Nada menos de 97 (noventa e sete) caminheiros, alguns muito jovens, participaram nesta iniciativa dos Amigos da Chão.

O percurso teve o seu início na branda de A-do-Freire e daí subimos para o Alto da Portela do Pau, onde pudemos apreciar uma das mais importantes concentrações megalíticas da Península, com destaque para um menir e várias mamoas, algumas em estado de completo abandono, que se vem acentuando nos últimos anos.

Fizemos a pausa de almoço junto aos marcos fronteiriços, onde se celebrou a cerimónia do baptismo dos novos caminheiros, seguindo-se o regresso ao local de início.

Dirigimo-nos a Castro Laboreiro onde demos um pequeno passeio pelo interior do povoado, onde pudemos observar o pelourinho e a igreja Matriz.

Findou-se o dia com uma magnífica feijoada no restaurante Miradouro do Castelo.