Marcha da Meia Encosta - Cerquido

2000-10-14

S. Lourenço da Montaria é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo situada nas faldas da Serra d'Arga e afastada da sede do concelho.

Esta localização muito particular, formou-lhe um carácter serrano e independente que se materializou em muitos vestígios materiais, aparentemente insignificantes, mas que são o resultado de uma notável adequação do Homem às possibilidades que o Meio Natural lhe dá, usando e respeitando os recursos naturais.

É assim que a arquitectura que combina o xisto com o granito , os socalcos, que permitem a agricultura nas encostas, os velhos caminhos dos pastores, ou os canais de água para rega e para os moinhos são parte fundamental desta vivência.

Aqui os moinhos de água, estando sempre presentes na paisagem, são verdadeiros testemunhos   desta perfeita adequação entre o Homem e o Meio Ambiente, pelo uso, como energia renovável e não poluente.

Estes moinhos são símbolos de funcionamento comunitário, com regras e modos de agir muito próprios e de eficácia,  atestada pela sua duração.

Apesar de estarmos a falar de pequenas construções, o seu elevado número, bem como a engenharia com que a água (por vezes escassa e / ou distante) é armazenada, conduzida, distribuída e aproveitada, torna-os em verdadeiros monumentos, como a Carta de Veneza os consagra.

Ao percorrer estes espaços vamos também cruzar diferentes ambientes naturais, desde a vegetação rasteira de altitude, onde os rebanhos pastam e as abelhas se alimentam de urze e giesta, à mais viva e fresca junto aos ribeiros, de carvalhos e sobreiros, ou aos espaços cultivados, com as latadas sobre os caminhos a prometer um vinho fresco no final.

São estes testemunhos que nos vão ajudar numa leitura correcta do carácter da Montaria, na sua originalidade e especificidade.

 

1 - Adelha

2 - Quelha

3 - Caneleiro

4 - Mó

5 - Pedra da Mó

6 - Veio

7 - Aliviadouro

8 - Penas

9 - Rodízio

10 - Espigão

11 - Urreiro

12 - Seteira

13 - Grelha

14 - Levada

Os textos apresentados foram recolhidos em obras diversas